Social Icons

domingo, 25 de março de 2012

FÍSICO AFIRMA QUE DEUS NÃO EXISTE E QUE A CIÊNCIA PODE PROVAR


Quanto aos milagres gerados pela oração, ele reconhece apenas como “o poder da mente”
Mais um suposto dono da verdade quer tentar desfazer as verdades sagradas. Veja a íntegra da matéria abaixo publicada pela revista mensal Galileu.
O professor de física da Universidade do Havaí e de filosofia da Universidade do Colorado, Victor Stenger, está decidido que Deus não existe e afirma que a ciência pode provar. Mesmo sabendo que “religião não se discute” ele acredita que a existência de um Deus deve ser considerada apenas como hipótese. “Podemos pensar na existência de Deus como uma hipótese e, então, analisar a evidência empírica dela. Afinal, várias religiões dão a seus deuses características que podem ser testadas”, conta Stenger. O físico alega que a ciência deveria investigar mais a respeito de Deus já que as perguntas fundamentais da vida podem ser respondidas se existir uma entidade divina.
Stenger diz que as perguntas fundamentais são: “de onde viemos”, “o que somos” e “para onde vamos”. “Se a ciência se deparasse com uma situação que não pode ser considerada natural, poderíamos passar a considerar a possibilidade de um mundo além da matéria e de um criador”, explica.
Cético, o professor universitário cita exemplos para não acreditarmos na existência de um Deus, entre eles a moralidade, pois as pessoas religiosas deveriam se comportar melhor que os não religiosos, o que não acontece. “Outra questão é a moralidade. Se ela vem de uma fonte divina, as pessoas religiosas deveriam se comportar melhor do que as outras. Mas a história mostra que, em média, não há essa diferença de comportamento e sabemos que existiram assassinos impiedosos que eram religiosos”, conta.
Stenger também se refere aos milagres alcançados pela fé, mediante as orações. Ele diz que a taxa de sucesso da oração é a mesmo do efeito placebo “Ou seja, esse poder está em sua mente”, afirma Stenger.
E não são só essas questões que o fazem afirmar que Deus não existe, ele também fala que se os humanos fossem a criação mais especial de Deus o Universo seria feito sob medida para nós. “Mas ele não é. Temos que nos adaptar – e os dias de hoje mostram que essa adaptação não é fácil”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário